top of page

Meu primeiro TÊNIS customizado!

Atualizado: 13 de fev.

Depois de 300 tutoriais, finalmente resolvi pintar um tênis!!


Meu Puma surrado ganhou nova vida

Já faz um bom tempo que eu e o Glauco estávamos querendo customizar tênis e depois de 300 tutoriais assistidos eu resolvi qual seria o presente de Natal que eu ia pedir para o Papai Noel (temos dois menininhos lindos que acreditam em Papai Noel aqui em casa): pedi um kit de tintas! E wow! Que delícia que foi pintar esse primeiro!!


Vou tentar postar todos os tênis que eu fizer aqui no blog para vocês e mostrar as cores que eu usei.


O Original


Esse é o tênis original. Eu AMO esse tênis, usava direto, já foi lavado na máquina de lavar roupas diversas vezes e já está cheio de marcar de uso.

Primeiro conselho é: não conhece com um tênis novinho!! Você ainda não sabe se vai dar certo, você precisa testar e experimentar sem ter medo. Então escolha começar com um tênis mais velho que você já tenha.

E detalhe: ele não precisa ser todo branco como esse!!!





Material


Eu usei as tintas para couro da Angelus. Escolhi essas 4 cores para esse tênis. Usei elas puras mesmo. E acabei descobrindo no processo, que as cores secam e mudam de cor! Elas tendem a ficar mais escuras e é meio frustrante hahaha mas essa é uma das coisas que eu vou ter que aprender a prever.


Algumas cores são mais translúcidas que outras também. Por exemplo, esse Amarelo Neon é SUPER transparente, então é preciso mais camadas.

Dica: em todos os vídeos que eu assisti, o consenso geral é que você DEVE fazer camadas finas! É melhor 5 camadas finas do que 2 grossas. Camadas grossas podem acabar craquelando depois.


Não tirei fotos das camadas, mas tirarei num próximo tênis para vocês verem como cada camada fica meio manchada, até você fazer aquela camada que cobre tudo e fica wow! Nesse tênis eu dei 3 camadas de cada cor e umas 200 (na verdade foram pelo menos umas 6) do amarelo neon.




Processo


Comecei pelo rosa, como falei anteriormente foram 3 camadas. A tinta seca bem rápido, então eu faço uma camada, seco bem rapidinho com a heat gun (gente, como é o nome disso em português?? Me ajuda!). E pinto a próxima camada.

Depois eu pintei o menta, 3 camadas e o bege, mesma coisa.

Por último eu quis fazer o detalhe em neon, mas como eu pintei o neon em cima do rosa, e o neon é super transparente (aprendi na hora) eu tive que dar umas 6 camadas de neon para aparecer.

Usei apenas dois pincéis, você pode ver eles nas imagens abaixo.




Produto final


E aqui estão o original e o final para vocês compararem lado a lado. Eu me diverti MUITO pintando.

Nessee primeiro o meu foco foi aprender a mexer num material novo e ver como as coisas reagiam.

Achei super terapêutico. Faziam anos que eu não pintava com tinta e pincel e eu amei.