top of page

Como customizar tênis

Olá, pessoal!

E hoje vamos falar sobre o terceiro tênis que eu pintei (Pois é, eu não postei o segundo aqui ainda, mas já está lá no insta). Dessa vez eu tirei um monte de fotos durante o processo para mostrar para vocês como eu customizei esse tênis.


Bastante tinta escorrida, do jeito que eu gosto!

tênis customizado nas cores rosa, amarelo e laranja

Nesse tênis eu tentei usar vários detalhes diferentes para testar e aprender. Uma coisa já posso te afirmar: amarelo e neon são duas cores difíceis de trabalhar!

Vamos lá que vou mostrar como eu pintei esse tênis, não vai ser um tutorial (ainda), mas quem sabe em breve eu faça um.


Primeiramente: o original

Esse tênis é chamado, aqui nos USA, de dupe (short for "duplicate"), em português a gente chama de cópia hahahha. Esse tênis é basicamente uma cópia do Nike Air Force (que custa cerca de $120), mas ele custa $17 no Walmart. Ele é um queridinho para quem está começando porque ele tem várias partes para pintar e você não vai ter um mini-infarto se ele não ficar de acordo com o planejado, se é que você me entende.


Primeiro passo, foi desenhar a tinta escorrida com lápis normal no tênis.


Mostrando o tênis original na cor branca antes da transformação


Fazendo o listrado


Primeira coisa que eu pintei foi a parte de trás de rosa claro e depois eu parti para o listrado.

Para fazer o listrado eu usei fita adesiva de vinil, basicamente a fita isolante que você encontra em loja de material para construção. Aqui você encontra como "vinyl electrical tape". Ela é ótima por causa da elasticidade. Ela se molda melhor no tênis.

Primeiro eu apliquei a fita, pintei 4 camadas de amarelo, tirei a fita e pintei 3 camadas de rosa.

Ps: Eu NÃO coloquei a fita em cima do amarelo, ela pode puxar a tinta. O rosa eu fui no pincel, sem fita e usei o amarelo como guia. Se nessa hora você borrar um pouquinho, sem pânico, você pode passar um cotonete para tirar o excesso e depois você pode sempre voltar com a outra cor e dar um retoque.





artista mostrando os passos para customizar um tênis

Neon


Esse neon eu achei que iria ser super simples, mas ele me deu trabalho.

Primeiro que o pigmento do neon é bem translúcido, então para cobrir é preciso mais camadas (lembre: várias camadas finas é melhor do que poucas camadas grossas).


Eu AMO neon, mas depois que eu pintei, ele acabou ficando muito em graça. Meu primeiro plano era fazer splash de tinta em cima dele, mas para fazer isso eu teria que cobrir todo o resto do tênis e no momento, eu não estava com essa paciência toda, porque eu teria que fazer todo o contorno com fita certinho, e né. Quem sabe numa próxima.


Quando eu fui fazer o sombreado da tinta escorrida em cima do neon eu não consegui chegar em nenhuma cor satisfatória. Na verdade na primeira tentativa eu odiei, ai tive aquele momento de "MEODEOS E AGORA?", mas ai eu me acalmei, peguei um algodão molhado, esfreguei e deu certo, acabei tirando todo o neon e refazendo. Sim, você leu direito hahahha eu refiz o neon. Mas no final, eu ainda não gosto da cor da sombra no neon. Eu tentei umas 3 vezes e desisti, vou ter que pensar mais sobre o assunto, mas nesse tênis vai ficar assim mesmo.



artista mostrando os passos de como customizar um tênis


Pintando a tinta escorrida


E agora chegou a hora do rosa, eu pintei a lingua do tênis, o tecido DENTRO do tênis, sim, olha ai, ele era branco lá em cima, e pintei toda a tinta escorrida, 3 demãos.

Para dar o efeito 3D eu pintei primeiro a sombra cinza, voltei com o rosa para retocar, ai eu criei um rosa mais escuro, pintei o lado esquerdo das gotas e depois pintei o lado direito com o rosa clarinho.

As 3 etapas estão nas 3 imagens abaixo:



Na imagem abaixo vocês conseguem ver a diferença que os detalhes fazem no efeito.

O lado direito está pronto e o do lado esquerdo só tem o rosa sem nenhum detalhamento.


diferença entre os tênis customizados, um com detalhes e um sem

O último passo


Por último eu decidi fazer bolinhas no neon, não estava no plano inicial mas eu gostei do resultado. E sim, essas bolinhas foram pintadas uma a uma com a pontinha do pincel.

E agora vem a dúvida cruel: Qual cadarço ficou melhor?? Você usaria com o cadarço pink ou o neon? Em breve eu mostro qual eu escolhi lá no meu instagram.